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LV/A - Lima Vasconcellos Advogados

Depois de dois anos trabalhando em casa devido à pandemia de COVID-19, muitas pessoas relutam em trocar o conforto do home office pela rotina de encarar o trânsito e voltar ao escritório. Mesmo entre quem já trabalha no formato híbrido, 58% das pessoas afirmam que em 2022 vão preferir o trabalho totalmente remoto, de acordo com o Índice de Tendências do Trabalho da Microsoft.

Segundo especialistas as empresas precisam criar um propósito para os funcionários voltarem e deixar claro qual é o valor de estarem no escritório. Trabalhar remotamente traz

conforto, mas precisamos voltar a nos reconectar.

Os levantamentos globais de opinião realizados por empresas de grande porte entre 2020 e 2022 mostram uma linha clara: os escritórios mais atraentes para os funcionários são aqueles centrados nas pessoas e que valorizam a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida.

Isso significa oferecer espaços de convívio, descanso e atividades físicas —de preferência em contato com a natureza— e investir na oferta de serviços que facilitem a gestão da vida pessoal.

É preciso ir muito além do cafezinho na recepção do prédio e mostrar que as pessoas conseguem resolver, perto da empresa, o que estavam resolvendo perto de casa.

A pandemia também acelerou a transformação digital das empresas, aumentando as expectativas dos funcionários por uma experiência de trabalho que mescle o físico e o digital sem complicações – assunto já em pauta entre investidores de empreendimentos corporativos.

As experiências não se restringem, por exemplo, a serviços de lavagem de carros, feiras e lojas. Hoje, uma das grandes oportunidades é a integração de facilidades ao universo digital, proporcionando uma experiência completa aos usuários.

Muitos dos novos empreendimentos corporativos já são concebidos valorizando os aspectos tecnológicos — são os chamados smart buildings, que contam tecnologias como internet das coisas (IoT), inteligência artificial (AI), big data e machine learning, além de serem mais eficientes e sustentáveis.

3 pontos-chave para a atração

1 – Uma experiência de trabalho excepcional é uma aspiração universal, assim como ter um local de trabalho que seja sustentável;

2 – A ênfase na saúde será um fator de retenção importante para as mulheres, que também valorizam espaços onde possam cultivar uma vida mais saudável (o bem-estar é prioridade para 77%);

3 – Os profissionais mais jovens se interessam por oportunidades de aprender e valorizam um espaço de trabalho de estilo autêntico.

Como tornar o espaço de trabalho mais atraente?

A nostalgia do escritório é um fenômeno que só foi observado em empresas que têm espaços excepcionais: 69% dos funcionários que estão altamente satisfeitos com o ambiente corporativo sentem bastante falta de ir até a empresa, segundo um estudo global

realizado pela JLL em 2021. Por outro lado, entre os profissionais que não estão muito satisfeitos com o escritório, só 5% sentem saudades.

A estratégia de atração de funcionários de volta aos escritórios, portanto, precisa colocar as pessoas no centro e contemplar diferentes expectativas, como flexibilidade e oferta de serviços úteis.

Não existe, porém, uma solução única. As políticas de trabalho flexível devem considerar, por exemplo, as necessidades de mães, pais e cuidadores, bem como as dos profissionais mais jovens,que valorizam a autonomia.

O que os funcionários querem?

1 – 34% Período integral no escritório – Nesse grupo, as pessoas são mais velhas e a demanda por mais espaços de socialização na empresa (53%) é acima da média (49%);

2 – 56% Tabalho híbrido – Esse grupo se subdivide em: Foco na qualidade de vida – 24% Pessoas que preferem trabalhar de casa 1 ou 2 dias por semana; em geral são gestores e gostam de ir à empresa para se conectar com os outros; Foco na experiência – 32%, pelo mesmo motivo anterior;

3 – 10% Home Office – Já estão acostumados a trabalhar remotamente e gostam do home office por permitir priorizar sua família.

No contexto da retomada do trabalho após a experiência da COVID-19, voltar ao escritório pode ser também uma oportunidade de reestruturar a vida dos funcionários, tanto pessoal como profissional, uma vez que esse espaço oferece:

Mais interação – A empresa é um espaço comum que traz de volta as interações sociais, consideradas mais importantes para as pessoas que vivem sozinhas e para as gerações mais velhas.

Mais suporte – O escritório é visto como um local que oferece suporte gerencial e oportunidades de aprendizado às gerações mais jovens.

Mais equilíbrio – A rotina no escritório traz de volta o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal, pois tem horários de convívio, intervalo e trabalho claramente definidos.

5 passos para uma boa estratégia de atração

1 – Ofereça um propósito Quando todos passamos a trabalhar de nossas casas, havia um propósito claro para isso – preservar a saúde coletiva em um momento de pandemia. Agora, que estamos retornando aos escritórios, qual é o sentido de executar nossas tarefas presencialmente? Mostre essas razões e apresente os benefícios de forma clara aos colaboradores de sua empresa.

2 – Compreenda os anseios de cada equipe. Converse com as pessoas para entender como é a dinâmica do seu dia de trabalho: seu ritmo, suas jornadas online e offline e sua interação com os colegas. Assim, a empresa criará soluções que sejam realmente relevantes e atraentes para os funcionários.

3 – Crie um ambiente favorável. Trabalhando em casa, as pessoas criaram um novo ritmo próprio de trabalho e descanso. Crie espaços de transição no escritório onde os funcionários possam descansar, recarregar as energias e cuidar da saúde mental, física e social.

4 – Aumente a resiliência. Trabalhe com gestores e líderes para que eles sejam facilitadores de um ambiente de resiliência, onde o autocuidado e a empatia são encorajados para melhorar as relações e a solidariedade entre a equipe.

5 – Redesenhe espaços. Observe as novas formas de trabalho que podem ser potencializadas por uma mudança de design e entenda como os funcionários se concentram e descansam para providenciar espaços que apoiem sua melhor performance.

Hoje, o foco está no bem-estar, no conforto e na experiência do colaborador. Espaços adensados, sem qualidade e que dificultem a interação já não fazem mais sentido.

Fernando Henrique Ferreira de Souza é advogado no SV/A – Souza Vasconcellos Advogados, DPO e entusiasta de inovações no mundo do Direito e dos Negócios.

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