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LV/A - Lima Vasconcellos Advogados

Para realmente entender as NFTs, você precisa entender o mundo digital.

Embora hoje tratemos o mundo digital quase como separado do mundo real, essa distinção se tornará cada vez menos óbvia.

Dê uma olhada na manchete abaixo:

A afirmação foi baseada em estudo publicado em 2017. Os autores afirmaram que: “Apesar das muitas vantagens dos produtos digitais, pesquisas mostram que, em muitos casos, as pessoas estão dispostas a pagar significativamente mais por produtos físicos. Neste artigo, os autores descrevem um estudo recente que descobriu que os clientes muitas vezes simplesmente não se sentem como se realmente possuíssem bens digitais, levando-os a atribuir menos valor aos produtos digitais do que aos físicos.”

Leia essa frase novamente. “(…) os clientes muitas vezes simplesmente não se sentem como se realmente possuíssem bens digitais”.

Bem… E se tivéssemos uma tecnologia que nos desse a sensação de realmente possuir bens digitais? É exatamente isso que os NFTs estão fazendo agora.

Os jovens já valorizam itens digitais como skins e itens de jogos como Roblox ou Fortnite. Basta perguntar ao seu filho ou filha. Eles estão sendo criados em um mundo onde são avatares e suas roupas do mundo virtual podem significar tanto quanto suas roupas do mundo real.

Não apenas os jovens, mas muitas pessoas morreriam se perdessem suas contas do Twitter, TikTok, Instagram ou LinkedIn. São como extensões de nós mesmos. Eles são nós mesmos no mundo virtual. E os NFTs valorizam muito mais isso. Os NFTs aumentam nosso senso de propriedade e as possibilidades do que podemos fazer com esses itens digitais.

E o mundo virtual e o mundo real se tornarão apenas uma coisa.

Bob Iger, ex-CEO da Disney, afirmou que:

“Nós esquecemos, em nossa geração, que as coisas não precisam ser físicas. Elas podem ser digitais e têm significado para as pessoas. E enquanto esse significado puder ser essencialmente substanciado em um blockchain, acho que você vai verá uma explosão de coisas sendo criadas, negociadas, coletadas em NFTs.”

Nos próximos anos, devemos ver uma mudança na forma como usuários e marcas pensam sobre NFTs. Hoje eles são vistos como categorias ou produtos independentes. Da mesma forma, comércio eletrônico e marketing digital já foram categorias separadas de comércio e marketing. As NFTs serão cada vez mais incorporadas às estruturas, produtos e redes existentes, em vez de serem percebidas apenas como categorias separadas. Este será outro gatilho para a adoção em massa.

Bolhas e Construtores

Estamos vivendo em uma bolha de NFTs agora? Isso é muito provável. NFTs hoje são como a Internet em 1998.

Outro ponto importante é:

99% das coleções e projetos provavelmente morrerão. E isso é normal. Tivemos um grande crash da internet, mas a internet como uma tecnologia revolucionária sobreviveu e revolucionou nossas vidas. Da mesma forma, 99% dos primeiros jogos lançados para celular não sobreviveram. Mas eles foram necessários para criar o mercado.

É por isso que é importante não colocar todo o seu dinheiro em um projeto ou fazer negociações. Sempre faça muita pesquisa antes de investir em qualquer nova coleção. Não se deixe levar pela emoção ou pelo que um influenciador disse.

Mas de qualquer forma, o fato é: esta indústria está atraindo alguns dos construtores mais criativos e tecnologicamente experientes do mundo. Este é um mercado inevitável. E estamos aqui para ajudar a construí-lo.

Você não está muito atrasado

A seguir citamos trecho do livro The Inevitable, publicado em 2016 e escrito por Kevin Kelly, um de nossos autores favoritos.

Kelly fala sobre o início da internet. E quantas vezes queremos voltar àquele tempo em que tudo estava sendo construído.

Boas notícias: você não está muito atrasado.

“Você pode imaginar como teria sido incrível ser um empreendedor ambicioso em 1985, no início da internet? Naquela época, quase qualquer nome pontocom que você desejasse estava disponível. Tudo o que você precisava fazer era simplesmente pedir o nome que queria. Domínios de uma palavra, nomes comuns — todos eles estavam disponíveis. Nem custava nada reivindicar. Essa grande oportunidade foi verdadeira por anos. Em 1994, um redator da Wired notou que mcdonalds.com ainda não era reivindicado, então com meu incentivo, ele registrou e tentou, sem sucesso, entregá-lo ao McDonald’s, mas a falta de noção da empresa sobre a internet era tão hilária (“dot what?”) que esse conto se tornou uma história famosa que publicamos na Wired.

A internet era uma fronteira aberta na época. Foi fácil ser o primeiro em qualquer categoria que você escolheu. Os consumidores tinham poucas expectativas e as barreiras eram extremamente baixas. Inicie um mecanismo de pesquisa! Seja o primeiro a abrir uma loja online! Sirva vídeos amadores! Claro, isso foi então. Olhando para trás agora, parece que ondas de colonos construíram e desenvolveram todos os locais possíveis, deixando apenas os pontos mais difíceis e retorcidos para os recém-chegados de hoje. Trinta anos depois, a internet parece saturada de aplicativos, plataformas, dispositivos e conteúdo mais do que suficiente para exigir nossa atenção pelos próximos milhões de anos. Mesmo que você conseguisse incluir outra pequena inovação, quem a notaria em meio à nossa abundância milagrosa?

Mas, mas … É o seguinte. Em termos de internet, nada aconteceu ainda! A internet ainda está no início de seu início. Está apenas se tornando. Se pudéssemos entrar em uma máquina do tempo, viajar 30 anos no futuro e, dessa perspectiva, olhar para os dias de hoje, perceberíamos que a maioria dos melhores produtos que controlam a vida dos cidadãos em 2050 não foram inventados até depois de 2016. Pessoas no futuro, olharão para seus holodecks e lentes de contato de realidade virtual vestíveis, avatares para download e interfaces de IA e dirão: “Ah, você realmente não tinha internet” – ou seja lá como eles chamam – “na época”.

E eles estariam certos. Porque da nossa perspectiva agora, as maiores coisas online da primeira metade deste século estão todas diante de nós. Todas essas invenções milagrosas estão esperando por aquele visionário maluco, que ninguém me disse que era impossível, começar a pegar o fruto mais barato – o equivalente aos nomes pontocom de 1984.

Porque aqui está a outra coisa que os grisalhos em 2050 lhe dirão: você pode imaginar o quão incrível teria sido ser um inovador em 2016? Era uma fronteira aberta! Você pode escolher quase qualquer categoria e adicionar um pouco de IA a ela, colocá-la na nuvem. Poucos dispositivos tinham mais de um ou dois sensores neles, ao contrário das centenas agora. As expectativas e as barreiras eram baixas. Foi fácil ser o primeiro. E então eles suspirariam. “Ah, se ao menos percebêssemos como tudo era possível naquela época!”

Então, a verdade: agora, hoje, em 2016 é o melhor momento para começar. Nunca houve um dia melhor em toda a história do mundo para inventar algo. Nunca houve um momento melhor com mais oportunidades, mais aberturas, barreiras mais baixas, relações de risco/benefício mais altas, melhores retornos, maior vantagem do que agora. Agora, neste minuto. Este é o momento em que as pessoas no futuro olharão para trás e dirão: “Oh, estar vivo e bem naquela época!” Os últimos 30 anos criaram um ponto de partida maravilhoso, uma plataforma sólida para construir coisas realmente grandes. Mas o que está por vir será diferente, além de outro. As coisas que faremos serão constante e implacavelmente se tornando outra coisa. E a coisa mais legal de todas ainda não foi inventada.

Hoje é realmente uma fronteira aberta. Todos nós estamos nos tornando. É o melhor momento da história humana para começar. Você não está atrasado.”
Fernando Henrique Ferreira de Souza é advogado no SV/A – Souza Vasconcellos Advogados, DPO e entusiasta de inovações no mundo do Direito e dos Negócios.

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