Somos movidos pela satisfação de orientar os clientes na evolução digital, com segurança jurídica e serviços especializados

Telefone +55 (24) 2245-7364

Rua do Imperador, 288/1002
Centro, Petrópolis - RJ

escritorio@svalaw.com.br

Top
m

SV/A - Souza Vasconcellos Advogados

O Banco Central do Brasil (BCB) anunciou no início do mês de agosto de 2023 o lançamento da moeda digital oficialmente chamada de Drex. 

Introdução ao Drex

Durante uma transmissão ao vivo, o BCB revelou que a nova moeda digital será chamada Drex, uma junção das letras ‘D’ de digital, ‘R’ de Real, ‘E’ de eletrônico e ‘X’ em referência ao Pix. O Drex é uma representação virtual da moeda física e tem paridade com o real, ou seja, vale a mesma coisa.

Drex vs Real: Entendendo as Similaridades

Diferentemente de criptomoedas, o Drex é apenas a representação digital do real. Será possível trocar Drex por papel-moeda e vice-versa, e o acesso será feito através de carteiras virtuais em bancos e outras instituições financeiras.

A Relação entre Drex e Pix

Enquanto o Drex representa a moeda real, o Pix é uma tecnologia que permite transações instantâneas. Ambos se complementam mas não interferem no funcionamento um do outro.

Lançamento e Testes da Moeda Digital Drex

Embora ainda em fase de testes, o Drex tem previsão de lançamento para o fim de 2024. O BCB já selecionou as instituições que farão parte do projeto piloto, desenvolvendo ferramentas com a moeda digital. Os testes começarão em setembro deste ano, e as instituições realizarão operações simuladas para testar a segurança e agilidade.

Drex: Não é Uma Criptomoeda

Ao contrário de criptomoedas como o bitcoin, o Drex tem a garantia do BCB. Não terá sua cotação atrelada à demanda e oferta de mercado e não funcionará como criptomoedas tradicionais.

Utilização do Drex

O Drex traz muitas inovações aos serviços financeiros do país. Poderá ser utilizado em contratos inteligentes, facilitando transações de imóveis, veículos e títulos públicos. Além disso, irá facilitar atividades financeiras como empréstimos, seguros e investimentos, e tornar a troca de recursos entre países mais rápida e segura.

Custos Associados ao Drex

Conforme expresso por Fabio Araújo, coordenador da iniciativa no BCB, o Drex terá custos em serviços financeiros. Ainda não foi comunicado se os usuários ou as instituições financeiras e de pagamentos arcarão com esses custos.

Conclusão

O Drex é uma iniciativa inovadora do BCB que representa um passo significativo na modernização do sistema financeiro do Brasil. Para mais informações e atualizações oficiais, acesse o site oficial do Drex.

Fernando Henrique Ferreira de Souza é advogado no SV/A – Souza Vasconcellos Advogados, DPO e entusiasta de inovações no mundo do Direito e dos Negócios.

Fazer um comentário