Somos movidos pela satisfação de orientar os clientes na evolução digital, com segurança jurídica e serviços especializados

Telefone +55 (24) 2245-7364

Rua do Imperador, 288/1002
Centro, Petrópolis - RJ

escritorio@svalaw.com.br

Top
m

SV/A - Souza Vasconcellos Advogados

A Inteligência Artificial (IA) tem sido cada vez mais utilizada em diversos setores, desde a indústria até a saúde. No entanto, o uso inadequado da tecnologia pode causar danos imensos, alerta Meredith Broussard, especialista em dados e professora associada na Universidade de Nova York (EUA). Em seu novo livro, “More than a Glitch”, ainda sem tradução para o português, Broussard reflete sobre questões que a matemática não consegue resolver e destaca os riscos do uso inadequado da IA em problemas sociais.

Em entrevista realizada para o MIT Technology Review Brasil, Broussard chama atenção para a necessidade de considerarmos questões como etnia, gênero e capacidade ao aplicar IA em problemas sociais. Segundo ela, o uso de ferramentas técnicas sem levar em conta esses fatores pode causar danos imensos.

A autora também aborda a questão do viés algorítmico em sua pesquisa. Ela destaca que muitos sistemas de machine learning estão sendo discriminatórios e que é preciso parar de fingir que eles são inexplicáveis. Para Broussard, é importante ser clara quanto à diferença entre coisas desconhecidas para o mundo e outras desconhecidas para nós.

Além disso, Broussard tem contribuído significativamente para o campo da IA com suas pesquisas sobre viés algorítmico e suas reflexões sobre o futuro da tecnologia. Ela defende que devemos reduzir o uso da tecnologia e refletir sobre como podemos utilizá-la de forma consciente e responsável.

Em resumo, Meredith Broussard é uma importante voz no debate sobre a IA e seus impactos sociais. Suas reflexões nos alertam para a necessidade de considerarmos as implicações sociais do uso da tecnologia e nos convidam a refletir sobre como podemos utilizá-la de forma ética e responsável.

Fernando Henrique Ferreira de Souza é advogado no SV/A – Souza Vasconcellos Advogados, DPO e entusiasta de inovações no mundo do Direito e dos Negócios.

Fazer um comentário