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SV/A - Souza Vasconcellos Advogados

Há uma quantidade infinita de aplicações potenciais para NFTs – eles estão longe de ser apenas JPEGs com um preço, apesar do que os detratores mais preguiçosos podem querer que você acredite.

No entanto, como ainda estamos nos estágios iniciais de NFTs, pode levar algum tempo até vermos mais projetos semelhantes em escala aos SoulboundTokens do fundador do Ethereum, Vitalik Buterin. 

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre eles.

1. PFPs e Avatares

Sem dúvida, esse formato é o que a maioria dos internautas fora da bolha NFT pensam quando se fala em NFTs. 

Isso é por design – uma pesquisa rápida de ‘NFTs’ no Twitter lhe renderá um mar de tweets de usuários com avatares consistindo de Bored Apes, CryptoPunks, CoolCats, Doodles e todas as suas ramificações e spinoffs.

Os proprietários de um PFP ou avatar NFT são livres para usá-los em seus próprios perfis de mídia social, na maioria das vezes como um flex digital. Toda essa flexibilidade on-line traz um grande benefício para a comunidade geral de NFT: são anúncios essencialmente gratuitos para NFTs como um todo. 

Desde o boom do NFT de 2021, várias celebridades exibiram NFTs PFP em seus perfis de mídia social. Estamos até vendo artistas como BLOND:ISH mostrar seus NFTs PFP em seus perfis do Spotify.

2. Arte Única (1/1)

Durante a fase de cunhagem de NFTs, os criadores têm a opção de dividir seu trabalho em várias edições que podem diferir apenas no lado blockchain das coisas. Ou seja, diferentes edições da mesma peça podem parecer idênticas visualmente, mas possuem números de edição ou IDs de token diferentes.

@Beeple

Embora isso seja ótimo para aumentar a disponibilidade do trabalho de um artista, alguns criadores optam por seguir o caminho exatamente oposto e cunhar seu trabalho como um NFT único.

Seguir esse caminho significa que apenas uma pessoa pode possuir a peça a qualquer momento, dando-lhe inerentemente mais valor no mercado aberto.

Como evidenciado por artistas como Beeple, XCopy e Pakraking em milhões de seus 1/1s, essa estratégia faz mais sentido para os criadores que esperam utilizar a escassez imposta por NFTs em bens digitais a seu favor.

3. Arte Generativa

Arte generativa é exatamente o que parece – arte que foi gerada por um computador de alguma forma. Embora muitas vezes criado por um algoritmo generativo ou inteligência artificial (IA), alguns trabalhos criados por robôs físicos também se enquadram nessa definição. o envelope para a forma de arte. Estamos até vendo projetos utilizarem arte generativa para criar produtos NFT para escritores, dando-lhes uma entrada sólida no espaço.

4. Colecionáveis

O recente boom do mercado de cartões colecionáveis esportivos e memorabilia não aconteceu apenas na IRL: também está ocorrendo online, como evidenciado por projetos como o NBA Top Shot. Apesar da ascensão e queda bem documentada desse projeto, os colecionáveis continuam sendo um formato viável para projetos NFT, especialmente quando estão relacionados a IP já popular.

Assim como suas contrapartes do mundo real, os colecionáveis NFT podem ter vários graus de raridade e, portanto, valor. Isso os torna atraentes para entusiastas e colecionadores, que gastariam uma baba para completar suas coleções.

5. NFTs de fotografia

Os NFTs de fotografia estão crescendo em popularidade e estão prontos para ver um crescimento contínuo em 2022, à medida que fotógrafos mais estabelecidos embarcam na plataforma. Até agora, vimos fotógrafos como Julie Pacino, Justin Aversano e J.N. Silva encontrarem sucesso exercendo seu ofício no espaço NFT. À medida que este segmento de NFTs continua a crescer, esperamos ver mais criadores incorporando fotografia com outras disciplinas criativas para explorar o território anteriormente inexplorado.

6. NFTs de Música

Neste ponto, a maioria das pessoas está ciente do fracasso da indústria da música em fornecer aos artistas maneiras sustentáveis ​​de ganhar a vida com seu trabalho. Enquanto os serviços de streaming ficam com a maior parte da receita, os músicos lutam. É aqui que entram os NFTs de música. Um NFT de música é uma versão tokenizada de uma peça de música, como uma música, um álbum ou até mesmo um vídeo musical. Graças aos NFTs e à tecnologia blockchain, os artistas agora têm a oportunidade de ganhar dinheiro enquanto mantêm seu controle criativo usando plataformas como Sound.xyz, Royal e o programa CO//SIGN da OneOf. Alguns NFTs de música também permitem que os proprietários compartilhem o valor do lançamento. A startup Royal da 3LAU, por exemplo, permite que os fãs invistam no trabalho de um artista.

7. NFTs Gamificadas

Com jogos P2E (play-to-earn) orientados por NFT – também conhecidos simplesmente como “jogos de criptografia” – os jogadores podem possuir ativos no jogo, como skins, armas, acessórios digitais, personagens e terrenos virtuais no metaverso, e negociá-los ativos digitais para ganhar recompensas financeiras. Alguns dos jogos mais populares incluem Axie Infinity, Gods Unchained e Decentraland.

Nem todos os projetos NFT gamificados são jogos de jogar para ganhar, no entanto. Também vimos projetos como o Parallel que gamificam a experiência de modo geral.

Fernando Henrique Ferreira de Souza é advogado no SV/A – Souza Vasconcellos Advogados, DPO, e entusiasta de inovações no mundo do Direiro e dos Negócios.

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