Somos movidos pela satisfação de orientar os clientes na evolução digital, com segurança jurídica e serviços especializados

Telefone +55 (24) 2245-7364

Rua do Imperador, 288/1002
Centro, Petrópolis - RJ

escritorio@svalaw.com.br

Top
m

SV/A - Souza Vasconcellos Advogados

Qual o Status Atual dos NFTs?

Você deve ter notado que muitos dos exemplos que trouxemos nos últimos textos eram de coleções NFT relacionadas a personagens, como Bored Ape Yacht Club e Cool Cats.

Hoje, as chamadas Coleções PFP (Profile Picture) estão em alta. Esses NFTs foram criados para serem usados como fotos de perfil por seus proprietários em diferentes plataformas de mídia social.

Abaixo, a estrela da NBA Shaquille O’Neal com um Creature World NFT como sua foto de perfil no Twitter.

Esse tipo de coleção tem tido tanto sucesso porque é uma ponte perfeita entre a Web 2.0 e a Web 3.0.

Não entraremos em detalhes aqui sobre quais são essas terminologias, mas o ponto é: Usando um NFT como foto de perfil em uma rede social é uma forma de mostrar a seus amigos e seu público:

– Que você faz parte dessa comunidade em particular;

– Que você está dentro do mundo das criptomoedas e NFTs.

Além disso, ter certos NFTs como seu PFP pode abrir muitos contatos para você com entusiastas de criptografia e NFT.

Mas as NFTs focadas em serem usadas como fotos de perfil são apenas a ponta do iceberg.

Eles são como os primeiros jogos ou aplicativos móveis.

Mas antes de irmos direto para os usos atuais e futuros dos NFTs, precisamos explicar alguns conceitos importantes:

ERC721 e ERC20

Para entender as possíveis aplicações que os NFTs podem ter, primeiro precisamos esclarecer dois tipos de tokens. ERC721 e ERC20.

Essa nomenclatura apenas descreve dois normativos diferentes de Smart Contracts.

Se eu disser que um carro é uma picape você espera que ele tenha um porta-malas aberto e provavelmente tração 4×4 e se eu disser que outro carro é um SUV você espera um carro espaçoso com um grande porta-malas fechado.

Pegue essa mesma ideia e aplique-a aos Smart Contracts e a esses dois normativos.

Quando dizemos que um contrato inteligente é um ERC721, você pode esperar que ele possa cunhar tokens e que esses tokens tenham características únicas. Se eu disser que um contrato inteligente é um ERC20, você pode esperar que ele aprove transferências entre usuários e gerencie subsídios de gastos.

Para simplificar: ERC721 são tokens exclusivos não fungíveis (NFTs) e ERC20 são tokens não exclusivos fungíveis.

– Os tokens ERC-721 são não fungíveis, ou seja, possuem propriedades e valores diferentes entre si. Lembra dos Bored Apes? Bem, embora sejam todos da mesma coleção, cada um deles pode ter um valor diferente.

– Os tokens ERC-20, por outro lado, são fungíveis, o que significa que todos têm o mesmo valor e as mesmas propriedades.

Na verdade, existem mais normativos, mas vamos nos concentrar nesses dois para simplificar.

As aplicações desses tokens giram em torno da propriedade verificável e da negociabilidade deles.

O que podemos fazer com o ERC721?

– Restringir o acesso a um recurso.

– Gerar ativos/conteúdos com base nos atributos do seu token.

– Usar a propriedade para receber novos tokens (airdrop).

O que podemos fazer com o ERC20?

– Moedas proprietárias.

– Sistema de pontuação verificado Blockchain.

– Recompensas com base no valor do token.

Vamos tentar deixar ainda mais claro. Lembra do Sandbox, o mundo virtual que apresentamos em nosso último texto? Assim, a Sandbox vende terrenos virtuais e outros ativos. E o Sandbox também tem sua própria moeda, chamada SAND. Veja a imagem abaixo:

Essa terra específica – o quadrado laranja, localizado em -134,-70 no mundo virtual Sandbox é um NFT. Possui propriedades próprias e seu valor pode ser diferente dos demais terrenos. Agora, veja o Top Bid colocado para aquele terreno: 1800 SAND.

SAND é a moeda nativa do Sandbox. Como é um token fungível, 1 SAND = 1 SAND. 

Para recapitular:

– Os Lands são tokens ERC-721, portanto, NFTs. Eles têm suas próprias propriedades diferentes e cada um tem um valor diferente.

– SAND é um token ERC-20 que funciona como a moeda nativa desse mundo virtual. Todos os SANDs são iguais em valor.

Embora os nossos textos sejam focados em NFTs (tokens ERC-721), achamos importante fazer essa distinção porque imaginamos que, nesta década, a maioria dos usos que faremos dos Smart Contracts tem a ver com a usabilidade diferente de Tokens ERC-721 e tokens ERC-20.

Agora, é hora de entrar em alguns dos usos atuais e futuros para NFTs. 

Alguns deles já estão acontecendo e amadurecendo, outros são apenas experimentação ou protótipos. Lembre-se que estes são os primeiros dias de NFTs.

NFTs – Marcas Nativas

Cada novo paradigma tecnológico traz consigo uma oportunidade para o nascimento de marcas nativas desse novo paradigma.

Nos anos 90, a internet, por exemplo, trouxe marcas nativas para esse novo mundo, como Amazon, Google e Salesforce. Os dispositivos móveis trouxeram empresas móveis nativas como Uber, Airbnb, Instagram e Tinder.

Obviamente, estamos falando de grandes plataformas aqui, mas podemos expandir esses exemplos. Pense no número de marcas de roupas que foram criadas graças à explosão do e-commerce? Ou o número de autores que começaram a publicar seus livros usando o Kindle Direct Publishing e se tornaram autores em tempo integral sem precisar assinar um contrato com uma editora? O Marketing Digital, por exemplo, criou todo um novo ecossistema de agências focadas em atender marcas que desejam criar campanhas online.

Temos todo um ecossistema de novas ferramentas e plataformas que estão sendo criadas para atender os clientes desse novo paradigma tecnológico.

Além de ferramentas e novas tecnologias, os empreendedores já começam a criar estúdios e agências focadas em atender criadores e marcas que querem entrar nesse mundo.

Games

Muitos especialistas em todo o mundo acreditam que os jogos desempenharão um papel fundamental na adoção em massa dos NFTs.

Todos os anos, milhões de pessoas gastam centenas de milhões de dólares comprando itens do jogo, skins e outros acessórios.

Uma skin rara de Fortnite, por exemplo, pode custar US $150 dólares. Os jogadores utilizam esse tipo de acessório em ambientes virtuais para comunicar suas personalidades, gerar diferenciação e pertencimento, etc.

Jogos como World of Warcraft e Counter-Strike, por exemplo, possuem uma espécie de mercado clandestino onde os usuários vendem itens uns aos outros.

Imagine o potencial de combinar itens cosméticos no jogo com NFTs?

Algumas das maiores empresas de jogos do mundo, como Ubisoft e Square Enix, já começaram a experimentar ou discutir como inserir NFTs em jogos. Isso foi acompanhado de críticas da maioria dos players, o que pode ser considerado normal já que ainda existe muita desinformação sobre NFTs por aí.

Angariação de fundos

Esta pode ser uma das aplicações mais fascinantes para NFTs e que, em nossa humilde opinião, pode ganhar muita força nos próximos anos.

Um criador em particular pode usar NFTs para arrecadar fundos para seus projetos.

Já acontece, na verdade. Uma coleção como Cool Cats, por exemplo, tem em seu roteiro o lançamento de jogos e novas coleções. Isso só foi possível porque milhares de pessoas apostaram no projeto e decidiram financiá-lo.

Pense aqui em uma espécie de Kickstarter, mas com NFTs. Um criador pode lançar uma coleção de NFT como forma de arrecadar fundos para um projeto, que terá um roteiro específico e poderá ser acompanhado de perto pelas pessoas que apostarem nele. Se o projeto for bem-sucedido, quem apostar nele no início pode vender sua NFT com lucro, por exemplo, ou pode apenas manter suas NFTs para se envolver cada vez mais com a comunidade, receber recompensas, fazer cada vez mais parte desse mundo e assim por diante.

É como poder apostar em uma escritora em início de carreira e ter “parte” de seu sucesso quando ela se tornar um best-seller.

Imagine poder apostar em Harry Potter quando os livros não eram um fenômeno global. Imagine se você tivesse 100 NFTs de uma determinada coleção de Harry Potter: você poderia receber um distintivo especial de Hogwarts que seria reconhecido por toda a comunidade de fãs. Ou você pode ter ligações com J.K. Rowling. Ou ainda ter o direito de votar no que aconteceria nos próximos contos e histórias. Ou seja recompensado pelo tempo que passou na comunidade ou pelas fanfics que escreveu.

Aqui, a criatividade dos criadores vai impulsionar o mercado. Aqui estão dois exemplos:

Online Writing

Nós dissemos a você que os NFTs podem ser praticamente qualquer coisa, certo? “Sim, até mesmo um artigo ou postagem de blog?” você pode perguntar. E sim, artigos ou postagens de blog podem ser NFTs.

Essa é exatamente a ideia por trás do Mirror (https://mirror.xyz/), uma plataforma online de escrita e publicação integrada nativamente com NFTs.

A ferramenta de escrita em si é simples e intuitiva. A revolução potencial está sob a superfície.

Toda vez que um post é publicado no Mirror, ele é adicionado ao blockchain Ethereum, criando um registro imutável de quem publicou aquele post, quando foi publicado e assim por diante.

Ao escrever ótimos artigos, os autores podem arrecadar fundos para seus projetos e vender artigos como NFTs, tudo diretamente pela plataforma e de forma totalmente integrada.

Dica: Mirror tornou-se uma plataforma para muitas outras coisas além de Online Writing. Será interessante acompanhar seus próximos passos.

Música

Assim como os jogos, a música será muito impactada pelos NFTs. Ainda não se sabe como, mas podemos dizer com certo grau de certeza que os NFTs vão mudar a forma como os artistas se relacionam com o seu público. Hoje, muitos dependem de assinar com gravadoras ou receber centavos toda vez que sua música é transmitida.

Hoje, já existem marketplaces para NFTs totalmente focados em música, além de diversas outras plataformas que buscam tokenizar esses arquivos.

O músico Daniel Allan, por exemplo, criou uma campanha de crowdfunding usando o Mirror para arrecadar fundos para seu projeto chamado Overstimulated. Ele levantou algo perto de 50 Ether (Veja o preço atual de 1 Ether aqui e faça as contas…).

Claro, isso é apenas o começo. Muitos utilitários e outros modelos de negócios ainda surgirão e revolucionarão a indústria da música. Assim como o exemplo feito com J. K. Rowling, imagine apostar em um artista quando ele ainda não é um sucesso.

Ramo Imobiliário

Lembre-se de que os NFTs são uma tecnologia superior para criar exclusividade e propriedade de um ativo, certo? Então pense nas possibilidades para o mercado imobiliário onde, pelo menos em teoria, cada casa, apartamento ou unidade comercial deve ser tratado como único.

Alguns protocolos, como o Propy, por exemplo, foram criados especificamente para preencher a lacuna entre NFTs, blockchain e mercado imobiliário.

Outro ponto importante: a internet tem sido uma grande destruidora de intermediários para setores como mídia, educação e entretenimento. O Blockchain pode desempenhar esse mesmo papel, mas para outros setores, como financeiro e imobiliário. Em alguns anos, quem sabe, comprar e vender um imóvel pode se tornar tão simples quanto postar uma foto, pois tudo estará no Blockchain e o número de intermediários poderá diminuir drasticamente.

Assistência Médica

Uma das indústrias com maiores oportunidades de disrupção, a Saúde ainda está longe do hype que outras indústrias têm com NFTs, mas podemos ter bilhões de dólares sendo criados na próxima década.

NFTs são registros únicos, certo?

Imagine tudo o que deveria ser único no setor de Saúde, como Registro Médico Vitalício e Fabricação Farmacêutica. A Aimedis, por exemplo, criou um mercado onde os pacientes compartilham seus dados de saúde como NFTs.

Em um mundo onde compartilhamos nossos dados sem receber uma troca justa, as NFTs podem desbloquear novos modelos de negócios.

Educação

Assim como a Saúde, a Educação é um dos setores com as maiores oportunidades de disrupção.

À primeira vista, podemos pensar em NFTs iniciando na educação por meio de certificados.

Certificados como NFTs soam como um caminho óbvio. 

Também podemos pensar em:

– NFTs como Transcrições e Registros;

– Experiências de Aprendizagem;

– Prêmios.

Mas isso pode ser apenas a ponta do iceberg.

Podemos imaginar os NFTs como recompensas para os alunos, com uma espécie de protocolo de prova de conhecimento, criando um conceito de aprender a ganhar, onde dependendo do desempenho dos alunos, eles poderiam receber tokens.

Tudo pode ser um ativo. Para o bem e para o mal.

Trouxemos alguns exemplos de casos de uso potenciais para NFTs. Claro, o escopo geral é maior do que isso. Esta indústria está apenas começando. É como tentar prever as principais aplicações da internet… Em 1994.

Usando outra analogia: pensar em NFTs apenas como arte é como pensar que a internet é apenas e-mail.

Hoje, os NFTs estão muito relacionados a colecionáveis ​​digitais. Mas isso deve mudar em breve. Devemos ver cada vez mais usos verticais de NFTs nos próximos anos.

Paul Graham, cofundador da Y Combinator, tem uma ótima citação sobre isso:

“NFTs podem ser usados para tantas coisas diferentes que você está convidando a história a fazer você de bobo se você os descartar. Mesmo se eu tivesse certeza de que a maioria dos usos atuais de NFTs eram falsos, nunca ousaria dizer que todos possíveis usos também seriam” -Paul Graham

À medida que surgem novos casos de uso, surgem novas tecnologias e plataformas. E também novos negócios e novos tipos de profissionais. A adoção em massa de NFTs criará centenas de milhões de empregos nos próximos anos.

Lembre-se: NFTs são uma maneira de transformar praticamente qualquer coisa em um ativo. Isso é ótimo. E pode ser muito ruim. A tecnologia em si é neutra, o uso que fazemos dela faz a diferença, assim como a própria internet.

As estradas para este novo mundo estão sendo construídas agora, por pessoas como nós.

Fernando Henrique Ferreira de Souza é advogado no SV/A – Souza Vasconcellos Advogados, DPO e entusiasta de inovações no mundo do Direito e dos Negócios.

Fazer um comentário