Somos movidos pela satisfação de orientar os clientes na evolução digital, com segurança jurídica e serviços especializados

Telefone +55 (24) 2245-7364

Rua do Imperador, 288/1002
Centro, Petrópolis - RJ

escritorio@svalaw.com.br

Top
m

SV/A - Souza Vasconcellos Advogados

Em nosso último texto falamos sobre os termos e conceitos relacionados ao mundo NFT, agora falaremos muito mais sobre as empresas e ferramentas que estão impulsionando ainda mais esse ecossistema. Antes de começarmos, 3 pontos importantes:

1) Claro, esta não é uma lista completa. Estará sempre em construção.

2) Esse ecossistema muda muito rápido e novas plataformas aparecem todos os dias. Algumas dessas plataformas, ferramentas e tecnologias podem ser mais ou menos relevantes nos próximos anos.

3) Ainda não há vencedores claros. Embora possamos dar exemplos de plataformas gigantescas aqui, todas elas ainda precisam se provar ao longo do tempo.

1 – WALLETS

Já definimos anteriormente Wallets como “As carteiras de criptomoedas são uma maneira de armazenar e transacionar elementos no Blockchain”.

Agora, é hora de apresentar algumas das carteiras mais importantes do ecossistema de NFTs hoje:

1.1 MetaMask

Uma das carteiras mais famosas do mundo, funciona por meio de uma extensão do navegador e também de um aplicativo para dispositivos móveis. O MetaMask foi criado especialmente para interagir com aplicativos descentralizados construídos no blockchain da Ethereum.

1.2 Dapper

Esta carteira foi desenvolvida pela Dapper Labs, a empresa por trás de projetos como Cryptokitties e NBA Top Shot. Especialmente desenvolvido para interagir com o blockchain criado pela Dapper Labs, Flow.

1.3 Rainbow

Uma carteira focada em dispositivos móveis, projetada para interagir com aplicativos Ethereum e com uma maneira visual de mostrar seus NFTs.

1.4 Phanton

Uma carteira projetada especificamente para o blockchain Solana. Assim como o MetaMask, funciona como uma extensão para navegadores.

2 – MARKETPLACES

2.1 OpenSea

Fundada em 2017, a OpenSea é o maior mercado do mundo para NFTs. Os usuários podem criar e negociar NFTs dentro da plataforma OpenSea, bem como importar seus próprios contratos inteligentes de coleção. A OpenSea mantém 2,5% de todas as transações realizadas em sua plataforma.

2.2 Coinbase NFT Marketplace

Um marketplace a ser lançado em 2022 pela Coinbase, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo. Ele promete ser mais social, com opções como influenciadores e seguidores.

2.3 Rarible

Um mercado NFT muito intuitivo que possui seu próprio token ($RARI) para os usuários ajudarem na governança da plataforma.

2.4 VeVe

Marketplace focado em mobile. Lança colecionáveis ​​digitais de marcas famosas como Homem-Aranha, Jurassic Park e Disney.

2.5 Foundation

Mercado baseado em Ethereum focado em artes mais premium.

2.6 NFTs FTX Marketplace

O NFTs Marketplace é uma das maiores exchanges de criptomoedas dos Estados Unidos, cobra uma taxa de 5% por transação e suporta NFTs das blockchains Solana e Ethereum.

2.6 Nifty Gateway

Marketplace focado em peças com curadoria, é baseado no blockchain Ethereum e foi fundado pela Gemini, uma exchange de criptomoedas dos EUA fundada pelos irmãos Winklevoss (sim, os mesmos que processaram Mark Zuckerberg alegando ter criado o Facebook).

Existem milhares de marketplaces e falar sobre cada um deles aqui seria uma loucura. Todo mundo tem buscado pontos de diferenciação uns dos outros ou focando em nichos específicos. O Fractal, por exemplo, foi lançado por um dos cofundadores do Twitch, Justin Kan, e se concentra em ativos de jogos como NFTs, baseados no blockchain Solana. Magic Eden é agora o maior mercado NFT de Solana, enquanto Hic et Nunc usa blockchain de Tezos.

A importância da descentralização, Smart Contract e blockchain: o caso de Hic et Nunc

Quando falamos de blockchain, descentralização, etc, tudo pode soar muito abstrato. Simplesmente dizer que são tecnologias inovadoras pode não significar nada se não tivermos exemplos de casos concretos, certo?

Então é hora de trazer um desses casos.

Hic et Nunc era um mercado NFT de código aberto construído usando a blockchain Tezos. O marketplace foi lançado oficialmente em 2021 e cresceu exponencialmente. Foi criado principalmente por um desenvolvedor, Rafael Lima, e mantido por um grupo de colaboradores voluntários.

Infelizmente, em 11 de novembro de 2021, o criador do Hic et Nunc decidiu encerrar o mercado. Da noite para o dia, muitos colecionadores e artistas ficaram com medo de perder suas criações.

Não foi isso que aconteceu.

Em menos de 1 semana, vários outros marketplaces NFT baseados em Tezos apareceram e puderam continuar o trabalho que foi feito em Hic et Nunc.

Como os dados de todos os trabalhos criados no Hic et Nunc foram salvos na blockchain Tezos, o site serviu muito mais como interface de compra e venda para os usuários do que armazenamento de peças de arte e contratos inteligentes.

Em menos de 1 semana, os usuários que gostavam do trabalho da plataforma puderam criar outros marketplaces e torná-los compatíveis com o blockchain Tezos. O trabalho árduo de criadores e colecionadores foi salvo.

Compare isso com as grandes plataformas de hoje, como YouTube, Twitter, Instagram, Facebook, TikTok e outras. Aqui, não temos protocolos abertos e o trabalho dos criadores é salvo em servidores centralizados controlados por empresas gigantescas e centralizadas. Você já deve ter ouvido falar de criadores que, da noite para o dia, tiveram suas contas excluídas e seus trabalhos perdidos por decisão unilateral da plataforma.

A blockchain corrige isso.

3 – GRANDES PROJETOS

Além dos marketplaces que apresentamos acima, existem algumas coleções e projetos que desenvolvem seus próprios marketplaces. Aqui estão alguns dos maiores:

3.1 NBA TopShot

Um projeto lançado pela NBA em parceria com a Dapper Labs e que roda no blockchain Flow. Aqui, os usuários podem coletar momentos da NBA e trocá-los com outros usuários.

3.2 Axie Infinity

Um jogo que tem aparecido muito nas manchetes onde os usuários coletam criaturas com características diferentes e lutam entre si. É baseado no blockchain Ethereum e os usuários podem comprar e vender itens e criaturas no próprio mercado do jogo.

3.3 Sorare

Lançado em 2018, o Sorare é um fantasy game de futebol, onde os jogadores compram, vendem, trocam e gerenciam um time virtual com cartões de jogador digitais. O jogo é baseado na blockchain Ethereum.

3.4 CryptoPunks

Uma das coleções NFT mais famosas do mundo, consiste em 10.000 avatares criptopunk. Foi lançado em 2017 e agora é um símbolo da comunidade criptográfica. Os Cryptopunks são um dos primeiros exemplos de NFTs, e sua tecnologia inspirou o desenvolvimento de padrões de tecnologia que são usados por quase todos os NFTs hoje.

Curiosidade: CryptoPunks podiam ser reivindicados gratuitamente quando foram lançados. Hoje, eles são vendidos por milhões de dólares.

Qualquer projeto NFT pode ter seu próprio mercado, o que o torna muito mais seguro contra falhas de servidor em outros sites. Ao mesmo tempo, estar presente em marketplaces traz visibilidade e maior potencial de liquidez ao projeto.

4 – MUNDOS VIRTUAIS

A grande crise financeira de 2008 começou com uma bolha no mercado imobiliário. Teremos bolhas no mercado imobiliário VIRTUAL no futuro? É bem possível.

Desde que o Facebook mudou seu nome para Meta, o Metaverse vem ganhando cada vez mais manchetes. O fato é que algumas empresas já trabalham em projetos de mundos virtuais há muito tempo e, dentro do universo de NFTs e blockchain, dois dos principais projetos atraíram milhões de usuários, criadores, marcas e muito dinheiro.

4.1 The Sandbox

O Sandbox é um mundo virtual onde os jogadores podem construir e jogar experiências virtuais, ao mesmo tempo em que possuem e monetizam suas criações por meio de NFTs, criando ativos digitais e outras experiências. A empresa vende terras deste mundo para criadores e marcas.

Abaixo, parte do mapa do Sandbox Game. Observe como algumas marcas como Atari e MetaMask possuem alguns terrenos

OBS: Recentemente uma pessoa pagou US$450.000,00 em um terreno para ser vizinho do rapper Snoop Dogg.

4.2 Decentraland

Descentraland é um mundo virtual onde os usuários criam experiências e eventos e podem comprar e vender NFTs que representam terrenos e itens digitais.

Recentemente, mais e mais arquitetos começaram a se juntar à Decentraland, oferecendo seus serviços a pessoas e marcas dentro desse mundo virtual.

4.3 Sominum Space

Um mundo de Realidade Virtual no blockchain Ethereum, onde os jogadores podem comprar terrenos, construir ou importar NFTs, explorar e negociar. Os usuários podem criar edifícios e experiências e compartilhar essas experiências com amigos.

Existem outras plataformas explorando mundos virtuais e procurando construir seu próprio Metaverso, como Upland, Microsoft e Meta. 

Nossa ideia aqui foi apenas apresentar alguns deles para que possamos ver que cada vez mais usos para NFTs estão sendo criados e que estamos diante de um cenário de convergência entre tecnologias e conceitos: NFTs, blockchain, crypto, Metaverse. 

Está tudo conectado.

5 – PLATAFORMAS E FERRAMENTAS

Agora, vamos explorar algumas plataformas e ferramentas importantes para o mundo NFT. Aqui, temos várias categorias juntas, como gerenciamento de comunidade, infraestrutura e análise.

5.1 Dichord

Uma plataforma de comunicação amplamente utilizada por jogadores de todo o mundo, tem sido a plataforma mais popular para empresas e criadores de NFT gerenciarem suas comunidades.

5.2 Pinata Cloud

Uma plataforma intuitiva que permite o upload e gerenciamento de arquivos usando o protocolo IPFS. Este acrônimo significa InterPlanetary File System, uma rede distribuída para armazenamento de arquivos. Esta foi uma das tecnologias que permitiu recuperar facilmente o mercado e o trabalho dos criadores de Hic et Nunc.

5.3 Alchemy

Alchemy é para aplicativos blockchain o que AWS (Amazon Web Services) é para sites e outros aplicativos da web. Pense nisso como o que corre sob o iceberg, a base tecnológica necessária para que o OpenSea, as coleções Dapper Labs e o Axie Infinity funcionem sem problemas.

5.4 Dune Analytics

Uma plataforma onde os usuários podem visualizar gráficos de dados de blockchain. É possível, por exemplo, visualizar um dashboard de dados de transações OpenSea ou um dashboard com dados da coleção Cool Cats.

5.5 Nftgo.io

Uma plataforma de análise como Dune Analytics, mas focada em NFTs. Lá você pode visualizar as coleções de tendências, o que as baleias estão comprando e o valor de mercado da NFT.

5.6 Rarity Tools

Lembra quando falamos sobre como NFTs podem ter atributos diferentes e, mesmo dentro de uma mesma coleção, alguns podem ser considerados mais raros que outros? Ferramentas como Rarity Tools foram criadas com o propósito específico de criar rankings de raridade para coleções.

Abaixo, uma imagem do ranking dos Cool Cats mais raros, ou seja, com os atributos menos comuns (cor da pele, olhos, acessórios, etc):

Agora, uma imagem do ranking dos Cool Cats menos raros, ou seja, com os atributos mais comuns (cor da pele, olhos, acessórios, etc):

5.7 OnCyber

Uma plataforma para artistas e colecionadores mostrarem seus NFTs de maneira imersiva. Abaixo, está a galeria do famoso usuário da NFT Dingaling:

Clique aqui e veja como é!

6 – MARCAS ENTRANDO NESTE MUNDO

6.1 Adidas

A Adidas comprou um Bored Ape e juntou-se à Yuga Labs (criadores do Bored Ape Yacht Club), Punks Comic (uma coleção de NFTs) e GMoney (um famoso colecionador) para lançar sua própria coleção.

6.2 Samsung

A Samsung abriu uma loja flagship837x no mundo virtual Decentraland.

6.3 Nike

A Nike comprou a RTFKT Studios, uma marca de moda que cria tênis e outros itens como NFTs.

6.4 Stella Artois

Stella Artois associou-se ao Zed Run, um jogo de apostas online de corridas de cavalos onde os cavalos são NFTs, para ter corridas patrocinadas e circuitos especiais e cavalos.

Além desses, gigantes dos jogos (como Roblox, Ubisoft e Square Enix) e mídias sociais (como Instagram, TikTok, Twitter e YouTube) já começaram ou anunciaram que começarão a explorar NFTs em breve.

CONCLUSÕES

1) Claro, esta não é uma lista completa. Estará sempre em construção.

2) Esse ecossistema muda muito rápido e novas plataformas aparecem todos os dias. Algumas dessas plataformas, ferramentas e tecnologias podem ser mais ou menos relevantes nos próximos anos.

3) Ainda não há vencedores claros. Embora possamos dar exemplos de plataformas gigantescas aqui, todas elas ainda precisam se provar ao longo do tempo.

Em nosso próximo texto, falaremos sobre alguns dos aplicativos e modelos de negócios mais interessantes que os NFTs podem ser inovadores!

NFTs não mudarão apenas colecionáveis. Isso mudará indústrias inteiras. Pense em tudo que precisa ser único, ter um dono único e ter um registro. Sim, podemos pensar em muitos setores aqui, como imobiliário, saúde e educação.
Fernando Henrique Ferreira de Souza é advogado no SV/A – Souza Vasconcellos Advogados, DPO e entusiasta de inovações no mundo do Direito e dos Negócios.

Fazer um comentário