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NFT é uma sigla em inglês que traduzindo literalmente quer dizer – token não fungível. 

Ok, mas e daí?

Vamos lá.

Itens fungíveis são aqueles que podem ser trocados entre usuários ou organizações

e todos possuem o mesmo valor. Uma nota de R$ 5,00 tem o mesmo valor que qualquer outra nota de R$ 5,00. No entanto, imagine que você tenha uma nota de R$ 5,00 com o autógrafo de Elon Musk.

O valor dessa nota, então, pode não ser mais de apenas R$ 5,00. Para um fã de Elon Musk – pode valer R$ 1.000,00, R$ 10.000,00,  R$ 100.000,00. Para minha mãe, ainda valerá R$ 5,00, já que ela nem sabe quem é Elon Musk e não dá a mínima. 

Para um grande fã de Elon Musk? Essa nota autografada pode ser um achado e tanto! 

Pode-se dizer, então, que cada NFT é um item único – pelo menos em teoria.

No mundo digital, NFTs podem ser praticamente qualquer coisa: uma obra de arte, uma música, um meme, um gif, um vídeo, um livro, um item de jogo, um certificado, etc.

Ok, mas por que os NFTs são tão importantes agora?

Os ativos digitais não são exatamente algo novo. Uma obra de arte? Uma foto? Uma canção? Um e-book? Eles estão aqui há décadas como arquivos digitais. Trocamos fotos o dia todo via WhatsApp, Messenger ou Instagram.

Em seu livro, The Inevitable: Understanding the 12 Technological Forces That Will Shape Our Future, o autor Kevin Kelly diz que:

“A internet é a maior máquina copiadora do mundo. Em seu nível mais fundamental, esta máquina copia cada ação, cada personagem, cada pensamento que fazemos enquanto navegamos nela. Para enviar uma mensagem de um canto da internet para outro, os protocolos de comunicação exigem que a mensagem inteira seja copiada várias vezes ao longo do caminho. Alguns bits de dados podem ser copiados dezenas de vezes em um dia comum, enquanto circulam pela memória, cache, servidor, roteadores e vice-versa. As empresas de tecnologia ganham muito dinheiro vendendo equipamentos que facilitam essa cópia incessante. Se algo puder ser copiado — uma música, um filme, um livro — e chega até a internet, certamente será copiado.”

A abundância da internet tem seus pontos positivos. Confere viralidade e acesso. No entanto, o que fazer quando queremos dar exclusividade a um item? Os NFTs, então, são a tecnologia perfeita para transformar itens digitais – altamente copiáveis – em itens exclusivos. A dificuldade de atribuir propriedade na internet agora tem solução.

Ok, mas a internet existe há quase 30 anos. Então, por que esse boom de NFT está acontecendo apenas agora?

Uma tecnologia muito importante: O Blockchain. 

Blockchain é uma lista crescente de registros, chamados de blocos. Esses blocos são ligados entre si usando criptografia. O blockchain é como um livro de registro imutável e aberto. Tudo pode ser auditado a qualquer hora, por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Essa revolução começou com o primeiro grande blockchain (e mais famoso): Bitcoin, proposto em 2008 e lançado em 2009.

Como você pode imaginar, os NFTs vivem no blockchain. Eles são uma maneira de conceder a propriedade de um determinado item a uma determinada pessoa. Tudo isso é baseado no blockchain, auditável por qualquer pessoa independentemente de ter permissão de qualquer organização centralizada e, portanto, livre de censura.

Há muito a ser dito sobre o blockchain, mas esse não é o ponto agora.

O importante aqui é entender claramente que o blockchain é a tecnologia que torna os NFTs possíveis. Atribui propriedade, é imutável e descentralizado. 

Como dissemos, os NFTs podem ser praticamente qualquer coisa, desde um JPEG até um

documento que atribui a propriedade de uma propriedade a uma pessoa. 

Faturas tokenizadas? Sim.

Documentos legais? Sim. 

Ingressos para um evento? Certamente. 

Nos próximos textos que estão sendo preparados para o blog, traremos vários exemplos e usos diferentes para NFTs, mas por enquanto gostaríamos de apresentar rapidamente uma das coleções mais icônicas de NFTs do mundo: o Bored Ape Yacht Club.

O Bored Ape Yacht Club é uma coleção de 10.000 NFTs Bored Ape – imagens de macacos com muitos atributos corporais diferentes. 

Cada macaco custava aproximadamente US$180 quando foram lançados em maio de 2021, pela Yuga Labs. Hoje, cada macaco vale pelo menos US$300.000. Eles se tornaram itens de luxo que muitas pessoas que querem impressionar no universo digital, assim como fazemos no mundo real com roupas, carros e outros itens. Mas não é só isso: os Bored Apes se tornaram uma das comunidades mais influentes do mundo NFT e o Bored Ape Yacht Club é uma das coleções NFT mais icônicas da atualidade.

Por que alguém pagaria por uma imagem online de um macaco? Isso é loucura. Não faz nenhum sentido… Sim, entendo. Mas vamos um pouco mais fundo nesse mergulho.

Lembra dos primeiros aplicativos disponíveis para o iPhone? Sim, eles não eram tão impressionantes em termos de utilidade. 

Você se lembra do primeiro site da Amazon?

À primeira vista, os primeiros aplicativos de smartphone e os primeiros sites podem parecer piadas. Afinal, eles eram muito simples, certo?

Chris Dixon, especialista em tecnologia e sócio da Andreessen Horowitz, em um artigo publicado em 2010 afirmou: 

“A próxima grande coisa começará parecendo um brinquedo (…). A razão pela qual grandes novidades se esgueiram pelos operadores históricos é que a próxima grande novidade sempre começa a ser descartada como um “brinquedo”. (…) Tecnologias disruptivas são descartadas como brinquedos porque, quando são lançadas, elas “subestimam” as necessidades dos usuários.”

Isso é fundamental para entender os novos paradigmas tecnológicos. Estamos diante de uma revolução bem diante de nossos olhos. Assim como o início da internet. Assim como o início do celular. E adivinhe, celular e internet também começaram parecendo brinquedos.

A novidade precede a utilidade

Outra ideia a ter em mente que pode nos ajudar a entender os NFTs é a compartilhada por Scott Belsky, cofundador do Behance, em seu livro The Messy Middle: Finding Your Way Through the Hardest and Most Crucial Part of Any Bold Venture.

À medida que você cria novos produtos e experiências para os clientes, pense em como eles serão novos antes de se mostrarem úteis. Muitas vezes,as pessoas se envolvem com novos produtos e experiências por mero fascínio e novidade e descobrem sua utilidade apenas com o tempo.

Os NFTs podem parecer brinquedos ou bobagens no começo, mas isso vai mudar. Muito, muito, muito rápido. Repita: a novidade precede a utilidade. Assim como com os primeiros aplicativos móveis ou o início da internet.

Não me entenda mal. NFTs não são um esquema de pirâmide ou um esquema de enriquecimento rápido – embora elementos especulativos e comerciais estejam presentes em alguns casos. Esses são, muitas vezes, elementos que acabam sendo a percepção pública dos NFTs, pois são os que mais chamam a atenção. Mas o verdadeiro poder dos NFTs está ligado a 3 outros elementos: Comunidade, Utilidade e Narrativa e isso ficará cada vez mais claro ao longo dos próximos anos. 

1 – Comunidade

Um dos aspectos mais importantes a ter em mente ao tentar entender NFTs é o aspecto da comunidade. O futuro da internet é muito mais sobre “pequenas” comunidades “nichadas” onde pessoas com interesses mútuos compartilham experiências do que comunidades necessariamente maiores e mais genéricas.

Isso, aliás, já acontece. Você já notou como existem páginas do Instagram ou canais do YouTube para praticamente qualquer assunto? E as comunidades se reúnem em torno desses produtores de conteúdo. As NFTs estão um passo além dessa tendência, ajudando a alavancá-la.

Os NFTs não são apenas uma nova forma de criação, mas também uma nova forma de relacionamento entre criadores, empresas e marcas e seu público.

Criação, criação, criação – os próximos 10 anos serão tanto sobre criação quanto sobre consumo e sobre a comunidade ao seu redor, então não é criar sozinho. Se os últimos 10 anos foram sobre consumo – estamos comprando mais, navegando mais, assistindo mais – há criação por trás de cada um deles.” – CEO da Microsoft Satya Nadella.

2 – Utilitário

Outro aspecto importante tem a ver com a utilidade. Esta é uma área ainda em desenvolvimento Diria que ainda não vimos nada sobre o que os NFTs podem realmente ser úteis. Em 10 anos, veremos a utilidade dos NFTs hoje, assim como fizemos com os aplicativos do iPhone em 2008.

Mesmo assim, já temos ótimos usos para NFTs, muitos ainda em fase de experimentação. 

Um dos cases mais legais é o do VeeFriends coleção, do famoso influenciador digital Gary Vaynerchuk.

Possuir um VeeFriend dá acesso a eventos exclusivos com outros portadores de VeeFriends, conferências exclusivas e eventos exclusivos com o próprio GaryVee.

Este é apenas um exemplo simples de utilitários já existentes no mundo NFT. Muitas outras possibilidades surgirão nos próximos anos.

Grande parte da utilidade está relacionada a um dos aspectos mais fundamentais dos NFTs, os Smart Contracts. Mais sobre eles em nossos próximos textos….

3 – Narrativa

As maiores marcas do mundo são grandes contadoras de histórias. Pense em marcas como Starbucks, Coca-Cola, Nike e Apple. Nenhuma narrativa suporta um produto ruim, é verdade. Mas um produto realmente bom sem uma ótima narrativa é um produto sobre o qual ninguém fala e ninguém usa. O mesmo se aplica ao mundo dos NFTs.

Uma coleção como a World of Women só conseguiu chegar onde está hoje devido à poderosa narrativa criada em torno dela. Porém, diferentemente do mundo das marcas mais “tradicionais”, no mundo dos NFTs esse tipo de storytelling pode ser muito mais disseminado entre a comunidade. 

No caso do World of Women (WoW), por exemplo, possuir um NFT dessa coleção dá ao proprietário o direito de explorar a imagem do NFT como quiser.

Por exemplo, a proprietária do WoW, Victoria Watters, decidiu lançar uma marca de chá usando seu World of Women NFT. 

Claro, existem muitos outros elementos aqui além da Comunidade, Utilidade e Narrativa, como flexão, negociação ou apreciação de arte. A arte é extremamente subjetiva. Negociar e flexibilizar são subprodutos valiosos dos 3 elementos mais importantes: Comunidade, Utilidade e Narrativa.

Esses elementos não podem ser analisados isoladamente. Uma coleção NFT pode ter elementos de comunidade, utilidade, narrativa e assim por diante – na verdade, os mais poderosos são aqueles que conseguem combinar esses elementos.

“Isso tudo é muito legal… Mas e se eu apenas clicar com o botão direito do mouse e salvar um NFT?”

Nada impede você de clicar com o botão direito do mouse e salvar um Bored Ape. Você pode fazer isso sempre que quiser. Da mesma forma, você pode imprimir uma foto da Monalisa e pendurá-la na sua sala.

Mas você não pode simplesmente imprimir a narrativa em torno da Monalisa original. E você com certeza não pode imprimir o bilhão de dólares que a Monalisa original vale.

Um admirável mundo novo

Cada nova revolução tecnológica traz muita confusão. Mas também muitas oportunidades. Ao tentar entender as NFTs, é normal se deixar levar pelas notícias sobre o lado especulativo, sobre o lado ambiental, sobre o quão sem noção pode ser comprar um arquivo de imagem. Isso tudo vai passar, acredite.

Hoje, a infraestrutura para NFTs é a pior que existirá na história.

Mas blockchain, criptografia – e NFTs – são inevitáveis. Inovadores de todo o mundo estão trabalhando para desenvolver infraestrutura e tecnologia subjacente para trazer mais e mais pessoas para este mundo. Este ecossistema está crescendo como praticamente nenhum outro na história humana. A adoção de criptomoedas, por exemplo, vem se movendo mais rápido do que a adoção da própria internet.

Toda mudança traz medo, mas também muitas oportunidades.

Fernando Henrique Ferreira de Souza é advogado no SV/A – Souza Vasconcellos Advogados, DPO e entusiasta de inovações no mundo do direito e dos negócios.

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