Somos movidos pela satisfação de orientar os clientes na evolução digital, com segurança jurídica e serviços especializados

Telefone +55 (24) 2245-7364

Rua do Imperador, 288/1002
Centro, Petrópolis - RJ

escritorio@svalaw.com.br

Top
m

SV/A - Souza Vasconcellos Advogados

Pense em todas as empresas que revolucionaram a forma como consumimos produtos ou serviços. O que Nubank, Netflix, Uber, Airbnb, Google, Spotify e tantas outras empresas têm em comum?

Elas transformaram indústrias inteiras, usando o poder do digital.

A parte mais incrível de tudo isso é que qualquer empreendedor tem a oportunidade de se beneficiar dos efeitos positivos da Transformação Digital – sem precisar investir milhões ou esperar anos pelo resultado. Isso porque a Transformação Digital é o principal instrumento hoje para tornar qualquer empresa competitiva no mercado. E mais do que isso: a Transformação Digital virou uma questão de sobrevivência.

Vamos aos fatos:

• Enquanto 68% das empresas viram a receita cair em meio a Covid-19, 90% mantiveram ou ampliaram o orçamento para transformação digital.

• As empresas que haviam adotado a transformação digital com mais entusiasmo tiveram um desempenho melhor durante a pandemia.

• Menos de 30% das empresas possuem capacidades digitais essenciais para Transformação Digital como processos automatizados ou ecossistemas digitais integrados.

• Menos de um terço das empresas estão digitalmente preparadas para o mercado.

• 67% da jornada do comprador agora é feita digitalmente e 86% dos compradores pagarão mais para terem uma melhor experiência, por isso oferecer experiências únicas e integradas (online e offline) será a chave do sucesso daqui em diante.

Por isso, independente do mercado onde você atua, comece a se perguntar: como o seu negócio está se adaptando a essas mudanças? Será que o seu produto ou serviço continua competitivo ou será que ele precisa adequar sua proposta de valor ao novo consumidor?

Essas respostas são essenciais para que a sua empresa seja capaz de gerar um efeito-rede positivo – quando o uso do seu produto ou serviço aumenta e gera crescimento de valor até que você se posicione como líder hegemônico do seu mercado.

uma questão de implementar novas tecnologias em uma empresa.É claro que a tecnologia tem uma participação crucial para aumentar o desempenho e os resultados de uma companhia. Por meio da tecnologia é possível otimizar e agilizar processos, melhorar a comunicação e a integração entre equipes e por fim acelerar os resultados de uma companhia.Só que não basta sair por aí investindo em softwares caros. Se fosse assim, bastaria apenas ter muito dinheiro para alcançar sucesso. Afinal, as pessoas podem simplesmente não usar as ferramentas, uma vez que não enxergam valor ou propósito nelas. Isso prova que existe uma coisa que o dinheiro não compra: cultura.

Por isso, é preciso que o processo de Transformação Digital seja acompanhan-o de uma mudança estrutural na cultura das equipes e da liderança. Esta é a virada de chave que muitas empresas estão usando para atender este novo consumidor.

Mudar do analógico para o digital é um processo que começa dentro da rotina das equipes e se estende até o produto final e a experiência do cliente.

PREPARADO PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL?

A Transformação Digital está ditando as novas regras do empreendedorismo no mundo. Ao dominar modelos disruptivos como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada você está dando um passo à frente da sua concorrência.

O que precisa ficar claro é: não há disrupção sem integrar tecnologia e mindset. Ao mesmo tempo que precisamos correr contra o relógio para digitalizar nossas companhias também precisamos investir tempo para “evangelizar” equipes levando a consciência (e os dados) que mostram a importância da Transformação Digital.

Aproveite as oportunidades para usar inteligência de dados (Analytics) para gerar decisões melhores.

Seja entusiasta das ferramentas de análise e solução de problemas.

Trabalhe baseado em jornadas e indicadores.

Plante a semente, faça sua parte, se capacite.

Leve o conhecimento aos outros setores e pessoas-chave.

Estes são os gatilhos que fazem Transformação Digital tão poderosa.

Fernando Henrique Ferreira de Souza é advogado no SV/A – Souza Vasconcellos Advogados, DPO e entusiasta de inovações no mundo do Direito e dos Negócios.

Fazer um comentário